Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrdeites

Bruno Henrique Sardinha de Souza

Gentileza solicitar descrição da imagem

Professor Adjunto 2 em Manejo Integrado de Pragas com ênfase em Resistência de Plantas no Departamento de Entomologia da ESAL, Universidade Federal de Lavras - UFLA. Biólogo com gradução pela FEIS/UNESP, Campus de Ilha Solteira. Mestre e Doutor em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal. Cursou Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) em Louisiana State University - LSU, em Baton Rouge, LA, EUA. Realizou Pós-doutorado (FAPESP) no Departamento de Fitossanidade da FCAV/UNESP, trabalhando com resistência induzida após herbivoria por insetos. Coordenador do grupo de pesquisa no CNPq "Resistência constitutiva e induzida de plantas a insetos" e do Laboratório de Resistência de Plantas e MIP (LARP-MIP). Atualmente é docente das disciplinas "Entomologia Aplicada" e "Manejo Integrado de Pragas" no curso de graduação em Agronomia e "Resistência de Plantas a Insetos" no programa de pós-graduação em Entomologia da UFLA. Atua nas linhas de pesquisa: 1)Resistência de plantas; 2)Indução de resistência a insetos com elicitores; 3)Plantas transgênicas e manejo de resistência de pragas; 4)Manejo integrado de pragas. Tem interesse nas seguintes áreas: resistência constitutiva e induzida de plantas; fatores e mecanismos de resistência em genótipos crioulos, mutantes, linhagens e cultivares comerciais; cultivares resistentes e indutores de resistência no manejo integrado de pragas; interações planta-inseto; manejo de resistência de insetos. Atualmente possui a função de subchefe do Departamento de Entomologia, e representante do departamento na Comissão de Iniciação Científica e no Colegiado de Pesquisa e Inovação Tecnológica da ESAL.

Currículo Lattes

Área de Atuação:
Atualmente é docente das disciplinas "Entomologia Aplicada" e "Manejo Integrado de Pragas" no curso de graduação em Agronomia e "Resistência de Plantas a Insetos" no programa de pós-graduação em Entomologia da UFLA. Atua nas linhas de pesquisa: 1)Resistência de plantas; 2)Indução de resistência a insetos com elicitores; 3)Plantas transgênicas e manejo de resistência de pragas; 4)Manejo integrado de pragas. Tem interesse nas seguintes áreas: resistência constitutiva e induzida de plantas; fatores e mecanismos de resistência em genótipos crioulos, mutantes, linhagens e cultivares comerciais; cultivares resistentes e indutores de resistência no manejo integrado de pragas; interações planta-inseto; manejo de resistência de insetos..
Função
Subchefe do Departamento de Entomologia, e representante do departamento na Comissão de Iniciação Científica e no Colegiado de Pesquisa e Inovação Tecnológica da ESAL.