Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrdeites

Geraldo Andrade Carvalho

Engenheiro Agrônomo pela ESAL; mestrado em Fitossanidade pela ESAL e doutor em Entomologia pela ESALQ. Professor Titular da Universidade Federal de Lavras. Realizou estágio pós-doutoramento junto à Universidade Politécnica de Madrid (UPM). Publicou mais de 180 artigos em periódicos especializados, cerca de 327 trabalhos em anais de eventos, 2 livros e 12 capítulos, e coordenou muitos projetos de pesquisa. Em 2021 foi reconhecido como um dos cientistas mais produtivos e influentes da América Latina e do BRICS em ranking publicado pela AD Scientific Index. Ministrou várias palestras em congressos e em simpósios nacionais e internacionais. Orientador e membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Entomologia e do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares/Fitotecnia da UFLA; membro da Câmara de Assessoramento CAG da FAPEMIG e do comitê editorial das revistas Neotropical Entomology e Acta Biológica, da Colômbia. Foi membro do colegiado do Curso de Agronomia da UFLA; Presidente da Comissão Científica do XVI Simpósio de Controle Biológico realizado em Londrina em 2019. Consultor ad hoc de vários periódicos nacionais e internacionais, e de agências financiadoras de pesquisas. Líder de grupo de pesquisa junto ao CNPq. Orientou e coorientou 38 estudantes de Mestrado e 17 de Doutorado e 4 de pós-doutorado. Foi subchefe do Departamento de Entomologia por oito anos e atualmente é o Chefe do Departamento de Entomologia da UFLA: 2020-2024. Em suas atividades profissionais vem interagindo com vários colaboradores em coautorias de trabalhos científicos nacional e internacional. Trabalha na área de MIP, com ênfase em estudos do impacto de produtos fitossanitários sintéticos sobre inimigos naturais, e do uso de botânicos no controle de pragas em agroecossistemas agrícolas.

Currículo Lattes

Função:
Professor Titular e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
Atuação